domingo, 1 de maio de 2011

DIA DO TRABALHADOR - HOMENAGEM

DIA DO TRABALHADOR
...do suor do rosto comerás o teu pão....
Alguns sociólogos afirmam que a tradição dos países católicos difere em muito da tradição dos países protestantes no que se refere ao trabalho. Existem aqueles que afirmam serem os países católicos atrasados, pelo fato de que a sua concepção de trabalho é castigo, e os seus habitantes preguiçosos. Já os protestantes vêem o trabalho como virtude e seus habitantes, sendo virtuosos, vêem o trabalho como bênção de Deus e por decorrência são países prósperos. Hoje comemoramos não o dia do trabalho, mas do trabalhador. Conceitos que podem estar interligados, mas existe alguma diferença. Vejamos algumas explicações bíblicas sobre o trabalho e o trabalhador.
O TRABALHO COMO VOCAÇÃO E SUA DIMENSÃO TEOLOGAL
Os reformadores Martinho Lutero e João Calvino destruíram o conceito de uma única vocação sagrada. Para eles todo trabalhador recebe uma vocação específica e essa vocação (carisma) para determinado trabalho deve ser desenvolvida como ministério, como de estivessem servindo o próprio Deus. Jesus teve uma profissão que aprendeu com José seu pai. Se compreendêssemos todo trabalho e todo trabalhador como algo que vem como um presente de Deus seríamos mais felizes. Não haveria trabalho de primeira ou de segunda categoria.
O TRABALHO COMO REALIZAÇÃO E SUA DIMENSÃO EXISTENCIAL
O relato da criação coloca a luta pelo pão de cada dia como um castigo. As escrituras, no entanto, quando lida no seu contexto geral, não respaldam essa idéia. Ao contrário o trabalho aparece como algo que pode realizar o ser humano. Sempre que encontramos a ligação entre o que fazemos (profissão) com o que achamos que devemos fazer (vocação) então nos realizamos. Ser realizado naquilo que se faz não é viver uma vida de constante prazer. Muitas vezes o nosso trabalho vai exigir de nós tanta dedicação e enfrentamos tantos problemas que achamos que estamos fazendo algo errado ou estamos em lugar equivocado.
O TRABALHO COMO ORAÇÃO E SUA DIMENSÃO SOCIAL
Na carta de Tiago 5.4 encontramos uma expressão maravilhosa. Diz que o clamor dos trabalhadores, que não receberam o salário (roubado pelo patrão) chegou até Deus como uma oração. O trabalho e o trabalhador têm implicações sociais para qualquer sociedade. O lema beneditino do século quarto era “ora et labora”, orar e trabalhar. Seria isso possível trabalhar-orando e orando-trabalhar? Quando olhamos para a história dos trabalhadores podemos perceber que sempre foi uma história de lutas e de conquistas. A luta pelos direitos dos trabalhadores é algo plenamente legítimo e de acordo com a Palavra de Deus. Deus quer que sejamos realizados como trabalhadores, que tenhamos uma vocação verdadeira naquilo que fazemos e que acima de tudo pensemos na dimensão social do nosso trabalho, exigindo sempre os nossos direitos. Que Deus nos abençoe
Rev. Luiz Longuini Neto

Um comentário: