terça-feira, 3 de maio de 2011

JANTANDO COM JESUS

A TARDE CHEGOU: REUNIU OS AMIGOS E FEZ UM JANTAR
...chegada a tarde, pôs-se ele à mesa com os doze discípulos....
Evangelho de Mateus 26. 20-30
Jesus não deixou nada escrito. Tudo que temos são coisas que disseram que Ele disse, são relatos que outras pessoas fizeram de sua vida, de seus atos, ministério, milagres, morte e ressurreição.  Vejo nesse ato de Jesus muita sabedoria. Ele não deixou nada escrito porque preferiu escrever no coração dos discípulos. Jesus preferiu escrever de outra maneira. Escrever com mais simplicidade falando as coisas que as pessoas queriam, mas que também precisavam ouvir. Não era uma necessidade no sentindo de que estavam totalmente errados, era a necessidade da existência humana. A necessidade de bondade, amor, de sonhos e esperanças. A necessidade de uma religião que fosse mais humana e que deixando as coisas celestiais e divinas conseguisse partilhar o pão, a água, o vinho a roupa. Afinal a existência. E é exatamente num dos momentos mais importantes da vida de Jesus que ele chama os amigos para um jantar e compartilha algumas coisas.
PODE SER O FIM DE TUDO, MAS NÃO É UM FIM FINAL
...desta hora em diante, não beberei deste fruto da videira....até aquele dia....
Durante aproximadamente três anos a convivência com esses amigos com certeza trouxe para todos frustrações e alegrias. O que esperar daquele projeto? Um líder que ficava andando de cidade em cidade sem ter aonde reclinar a cabeça. Um amontoado de gente com problemas, pobres, prostitutas, ladrões, pescadores, leprosos, endemoninhados. Nenhum ser humano consegue viver o tempo todo com esse grau elevado de tensão. Acho que alguns estavam ansiando que essa tarefa chegasse ao final. A Páscoa era sempre um a festa, uma lembrança. Alguma coisa terminava, mas também alguma coisa começava. Nunca estamos preparados para a morte. Então Jesus começa a escrever o seu maravilhoso testamento no coração dos amigos. Há um final que não será o fim. Agora tudo está começando e só compreende isso quem consegue olhar para a vida e ver que o que temos não temos, que o que somos não somos que o que vale de fato para a vida é o fruto da videira, que tomaremos no Reino do Pai.
PARTILHEM A VIDA, FRUSTRAÇÕES, ALEGRIAS, O BEM E O MAL
....enquanto comiam disse Jesus: um dentre vós me trairá....
A pior traição que alguém pode cometer não é contra o outro. É contra ele mesmo. O traidor na história de Jesus não é o exemplo de uma pessoa. É muito mais do que isso. É uma grande metáfora para a vida. Todos traíram, a Jesus, não foi apenas Judas. Todos traíram o projeto sobre o qual haviam aprendido por três anos. A  partilha da vida de Jesus não fora suficiente para engendrar naqueles corações medrosos a esperança de que tudo na vida pode ressuscitar. Eles não entenderam nada dos ensinos de Jesus. O que Jesus quer e sempre desejou é que seus amigos fossem felizes. Esqueçam os dogmas e as doutrinas. Essas coisas só servem para aprisionar e matar. Jesus tentou comunicar uma verdade que era mais que puro catecismo. Ele tentou fazer com que as pessoas entendessem que o que vale mesmo é saber viver em meios às frustrações, alegrias, convivendo com as duas dimensões sempre presentes em nossos corações: o bem e o mal.
VIVAM SEUS SONHOS, AS UTOPIAS, SEJAM FELIZES E COISA E ....TAL
....tendo cantado um hino....saíram....
Jesus não nos deixou nada escrito porque Ele queria que nós vivêssemos olhando para o futuro e não para o passado. É no futuro que moram os nossos sonhos. Quando perdemos a capacidade de olhar para o futuro, de sonhar com coisas possíveis e diferentes, estamos iniciando a nossa morte. E pior: vamos morrer como se nunca tivéssemos vivido. É maravilhoso olhar para o futuro e sonhar através das poesias, das músicas, das canções e dos hinos. Era costume ao final das refeições da páscoa cantar Salmos (provavelmente os que vão de 113 a 118). É só ler esses salmos para ver a dimensão utópica dos mesmos. Como escreveu Eduardo Galeano: Á utopia está no horizonte. Dou dois passos em sua direção, ela se afasta dois passos. Posso caminhar muito, mas nunca a alcançarei. Então! Para que serve a utopia? Para isso. Serve para caminhar.”   Jesus nos convida para sairmos pelas ruas cantando canções de utopia. Canções que mostrem a dimensão maravilhosa de Seu Reino. O pão que é corpo e o cálice da nova aliança conquistado com o seu derramamento de sangue. Mas isso não ficou no passado. Ele nos espera para tomarmos juntos o vinho novo. Vamos! Está entardecendo e Ele já preparou o jantar e nos espera. Vamos! É só caminhar. Foi para isso que Ele deixou a semente do futuro nos nossos corações.
Rev. Luiz Longuini Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário