sexta-feira, 6 de maio de 2011

A FUNÇÃO TERAPÊUTICA DO PERDÃO

O apóstolo Paulo escrevendo aos Romanos fala que quando perdoamos os nossos inimigos é como se estivéssemos amontoando brasas vivas sobre as suas cabeças. O que acontece quando desejamos perdoar alguém e esse alguém não quer conversa? O que acontece quando necessitamos o perdão de alguém e esse alguém faz de conta que a gente não existe?
De acordo com a teologia paulina você deve tomar a atitude de buscar o perdão, perdoar e reconciliar-se com o outro e consigo mesmo. Quando a outra pessoa não se importa, ou faz que não se importa, o problema não é mais seu. Deixe a pessoa com um monte de brasas vivas na cabeça dela e essas brasas ficarão incomodando até o momento em que ela não aguentar mais e te procurar. Pode durar uma hora, um dia ou a vida toda.
O perdão tem uma função terapêutica, ou seja, produz cura. A falta de perdão, o ódio, a raiva, pode produzir morte.
A Bíblia nos ensina a perdoar assim como Deus em Cristo nos perdoou. O próprio Jesus na oração do Pai Nosso nos ensina: perdoa-nos as nossas dívidas, assim como perdoamos os nossos devedores.
Penso que talvez seja fácil perdoar o nosso próximo, um amigo, ou até um inimigo. Difícil muitas vezes é a gente se perdoar. Entender como somos, ter amor próprio, viver um constante autoconhecimento. Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo.
O perdão então tem essa função de cura porque nos coloca em sintonia com Deus, com nosso próximo, com a natureza e conosco mesmo.
Vivamos com alegria essa realidade abençoadora que é o perdão.

Rev. Luiz Longuini Neto

Um comentário:

  1. Como faço para contratá-lo para celebrar meu caasamento?

    obrigada e boa noite

    ResponderExcluir